quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Brinquedos educativos



A fase da primeira infância é marcada por descobertas, afinal para os pequenos tudo é novo e é exatamente nessa fase que as crianças começam a fazer valer suas vontades.
E qual a criança que nunca se encantou com um Brinquedo?  Ou melhor, qual  criança que nunca tenha brincado com um? E é nesse momento que é legal apresentar a eles os brinquedos educativos, introduzindo-os em suas atividades a partir de um ano e meio de idade.
Estes brinquedos que ajudam a desenvolver habilidades gerais como a linguagem, coordenação motora, raciocínio, auxiliam na familiarização de cores e objetos, sem contar que contribuem para a socialização através do simples contato com o brinquedo educativo.

Desta forma, os brinquedos educativos como todos os outros são direcionados para, meninos e meninas, e em diferentes faixas etárias para que não haja qualquer risco ou contra indicação na hora de escolher o brinquedo para as crianças, afinal a relação entre ela e o brinquedo vai muito além do que simplesmente divertir. Os brinquedos são um ótimo exemplo de como as crianças podem aprender brincando.
Portanto esta forma de aprender se divertindo tem que ser introduzida em atividades e brincadeiras que realmente chamem atenção. Podem ser sugestivos brinquedos de borracha em geral, jogos de tabuleiro, dominós, quebra-cabeça, cavalinhos de balanço, ursos de pelúcia, brinquedos inspirados em personagens infantis, massinhas de modelar, livros com ilustrações, entre outros divertidos brinquedos usados de forma educativa, aperfeiçoando o senso de direção, espaço e equilíbrio dos pequenos.
Mas como introduzi-los nas atividades diárias da criança?
Isso pode ser feito através de jogos, desafios, música, jogos da memória, quebra cabeças, entre outras formas bem criativas que possam fazer as crianças expressarem suas habilidades de forma segura e saudável.
Contando sem dúvida com a orientação de pais, avós, professores, e etc. Até por que as crianças adoram reproduzir suas ações com pessoas que a admiram.
Na escola também é um ótimo lugar para se usar os brinquedos em uma forma dinâmica e legal.

Assim conhecemos mais uma forma de satisfazer as necessidades de qualquer criança de dominar o mundo dos brinquedos e objetos, e também das ações humanas de uma maneira educativa.

Texto tirado daqui.
Imagens tiradas do Google imagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário